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Serviços

Inovação e Compromisso com a Qualidade

Atuando na prestação de serviços de Grooving desde 2003 a Holemaker tem o orgulho de contar hoje com o que há de mais moderno em equipamentos fabricados no mundo sendo a única empresa a oferecer aqui no Brasil esta tecnologia para executar sua obra.
Com capacidade de executar mais de 400m² por hora por máquina, conseguimos concluir em tempo reduzido o cronograma de uma obra, reduzindo em muito os custos operacionais recorrentes a um aeroporto com restrições de operação para a administradora, companhias aéreas e principalmente aos usuários que podem voltar a dispor do aeroporto operando normalmente por 24h.
Nestes dez anos de atuação, atingimos este ano a marca de 1 milhão de metros quadrados executados nos mais diversos aeroportos no Brasil sejam eles privados, federais, estaduais ou municipais.
Aproveitamos para agradecer a todas as empresas e pessoas que ao longo desta década acreditaram e nos incentivaram a buscar sempre o que há de melhor para oferecer ao mercado.

São cortes executados com discos diamantados em pavimentos flexíveis ou rígidos seguindo um padrão pré determinado.

Finalidade

O Serviço de grooving tem a finalidade de manter permanentemente o contato entre o pneu e a superfície, acelerar o escoamento da água em condições climáticas adversas e permitir que a água escoe para fora da área de tráfego.

Aplicação

Utilizado em pistas de aeroportos e rodovias, principalmente em trechos sinuosos (serras), alças de acessos de rodovias, tabuleiros de pontes e viadutos e, pontos onde exista a dificuldade no escoamento da água.

Sentido do Corte

Em aeroportos permanentemente o sentido dos cortes é transversal e, em rodovias é transversal nos tabuleiros de pontes e viadutos e nas demais áreas o sentido é longitudinal em relação ao eixo da pista.

Padrão do Corte

Aeroportos utilizam o padrão 6mm de espessura x 6mm de profundidade x 32mm entre centros; em rodovias pode-se utilizar o padrão de 6mm de espessura x 6mm de profundidade x 32mm entre centros ou 3mm de espessura x 5mm de profundidade e 15mm entre centros.

Equipamentos

Máquina autopropelida tripulada, motor a Diesel com 163hp ou 265hp, largura útil do cabeçote de corte de 1,10m e sistema de coleta integrada de detritos, durante a execução dos serviços, mantendo-o permanentemente limpo, com condições de liberação imediata de tráfego.

Benefícios

Em aeroportos o grooving atua de diferentes maneiras de acordo com a porção da pista. Na zona de toque deve-se manter, mesmo em condições de chuva, permitir que seque a pista o mais rápido possível. Na porção central e final da pista, por não acumular água, deve-se ter um maior coeficiente de atrito a fim de proporcionar a frenagem mais segura da aeronave e reduzir o volume de spray no acionamento dos reversos aumentando a visibilidade no perímetro.

Em rodovias, deve-se aplicar o mesmo procedimento a fim de manter a superfície do pavimento isenta de água, mas com o benefício adicional de, quando executado no sentido longitudinal, em trechos sinuosos, o bordo do pneu prende na parte interna do corte reduzindo consideravelmente o risco de derrapagem do veículo.

Estatísticas

Estudos realizados por especialistas em trânsito nos EUA e Europa detectaram que após a aplicação eficiente do grooving ocorre uma redução média de 80% no número de acidentes em trechos considerados críticos.

Grooving Aeroportuário

 

 

 

 

Grooving Rodoviário

 

 

 

 

 

Aplicações Especiais

São cortes executados com discos diamantados, principalmente em pavimento rígido seguindo um padrão pré determinado.

 

 

 

 

Finalidade

  • Corrigir irregularidades longitudinais e/ou transversais de execução, melhorando o Índice de Perfilógrafo (I.P.), gerando aumento de conforto e segurança da pista de rolamento aeroviária e/ou rodoviária;
  • Redução de ruídos;
  • Aumento de aderência da superfície;
  • Melhoria na drenagem superficial.

Aplicação

Utilizado principalmente em pistas de rolamentos de pavimento rígido, tabuleiros de pontes e viadutos e pontos críticos de segurança.

Sentido do corte

Sentido longitudinal à pista. (mais frequente)

Padrão do corte

Profundidade do corte até 3/4″ (aprox. 19mm), largura total do cilindro de corte de 38″ (965mm) e largura entre discos variando de 0,5 mm a 4 mm, de acordo com a dureza do agregado principal.

Equipamentos

Autopropelidas, tripulados, motores de 260hp a 400hp largura útil do cilindro de corte de 80 cm a 130 cm e sistema de coleta integrada de resíduo durante a execução do serviço mantendo-o permanentemente limpo, possibilitando a liberação da pista ao tráfego imediatamente após a execução.

Benefícios

Por ter uma grande tradição em pavimentos rígidos, basicamente todos os projetos de pavimento rígido nos E.U.A., já trazem consigo a aplicação da técnica de Grinding Cepilhamento imediatamente após a execução do pavimento, com repetição a cada 10 anos, a fim de proporcionar e manter ao usuário, máxima segurança, dirigibilidade e conforto acústico.

Estatísticas

Especificamente sobre o item Segurança, estudos americanos comprovam que após a aplicação da técnica de Grinding ou Cepilhamento, há uma redução de acidentes em pista seca de 40% e em pista molhada de 57%.