Serviço de GROOVING
Inovação e Compromisso com a Qualidade
Atuando na prestação de serviços de Grooving desde 2003 a Holemaker tem o orgulho de contar hoje com o que há de mais moderno em equipamentos fabricados no mundo sendo a única empresa a oferecer aqui no Brasil esta tecnologia para executar sua obra.
Com capacidade de executar mais de 400m² por hora por máquina, conseguimos concluir em tempo reduzido o cronograma de uma obra, reduzindo em muito os custos operacionais recorrentes a um aeroporto com restrições de operação para a administradora, companhias aéreas e principalmente aos usuários que podem voltar a dispor do aeroporto operando normalmente por 24h.
Nestes dez anos de atuação, atingimos este ano a marca de 1 milhão de metros quadrados executados nos mais diversos aeroportos no Brasil sejam eles privados, federais, estaduais ou municipais.
Aproveitamos para agradecer a todas as empresas e pessoas que ao longo desta década acreditaram e nos incentivaram a buscar sempre o que há de melhor para oferecer ao mercado.
São cortes executados com discos diamantados em pavimentos flexíveis ou rígidos seguindo um padrão pré determinado.
Finalidade
O Serviço de grooving tem a finalidade de manter permanentemente o contato entre o pneu e a superfície, acelerar o escoamento da água em condições climáticas adversas e permitir que a água escoe para fora da área de tráfego.
Aplicação
Utilizado em pistas de aeroportos e rodovias, principalmente em trechos sinuosos (serras), alças de acessos de rodovias, tabuleiros de pontes e viadutos e, pontos onde exista a dificuldade no escoamento da água.
Sentido do Corte
Em aeroportos permanentemente o sentido dos cortes é transversal e, em rodovias é transversal nos tabuleiros de pontes e viadutos e nas demais áreas o sentido é longitudinal em relação ao eixo da pista.
Padrão do Corte
Aeroportos utilizam o padrão 6mm de espessura x 6mm de profundidade x 32mm entre centros; em rodovias pode-se utilizar o padrão de 6mm de espessura x 6mm de profundidade x 32mm entre centros ou 3mm de espessura x 5mm de profundidade e 15mm entre centros.
Equipamentos
Máquina autopropelida tripulada, motor a Diesel com 163hp ou 265hp, largura útil do cabeçote de corte de 1,10m e sistema de coleta integrada de detritos, durante a execução dos serviços, mantendo-o permanentemente limpo, com condições de liberação imediata de tráfego.
Benefícios
Em aeroportos o grooving atua de diferentes maneiras de acordo com a porção da pista. Na zona de toque deve-se manter, mesmo em condições de chuva, permitir que seque a pista o mais rápido possível. Na porção central e final da pista, por não acumular água, deve-se ter um maior coeficiente de atrito a fim de proporcionar a frenagem mais segura da aeronave e reduzir o volume de spray no acionamento dos reversos aumentando a visibilidade no perímetro.
Em rodovias, deve-se aplicar o mesmo procedimento a fim de manter a superfície do pavimento isenta de água, mas com o benefício adicional de, quando executado no sentido longitudinal, em trechos sinuosos, o bordo do pneu prende na parte interna do corte reduzindo consideravelmente o risco de derrapagem do veículo.
Estatísticas
Estudos realizados por especialistas em trânsito nos EUA e Europa detectaram que após a aplicação eficiente do grooving ocorre uma redução média de 80% no número de acidentes em trechos considerados críticos.
Serviço de GRINDING
Finalidade
Corrigir irregularidades longitudinais e/ou transversais de execução, melhorando o Índice de Perfilógrafo (I.P.), gerando aumento de conforto e segurança da pista de rolamento aeroviária e/ou rodoviária;
Redução de ruídos;
Aumento de aderência da superfície;
Melhoria na drenagem superficial.
Aplicação
Utilizado principalmente em pistas de rolamentos de pavimento rígido, tabuleiros de pontes e viadutos e pontos críticos de segurança.
Sentido do corte
Sentido longitudinal à pista. (mais frequente)
Padrão do corte
Profundidade do corte até 3/4″ (aprox. 19mm), largura total do cilindro de corte de 38″ (965mm) e largura entre discos variando de 0,5 mm a 4 mm, de acordo com a dureza do agregado principal.
Equipamentos
Autopropelidas, tripulados, motores de 260hp a 400hp largura útil do cilindro de corte de 80 cm a 130 cm e sistema de coleta integrada de resíduo durante a execução do serviço mantendo-o permanentemente limpo, possibilitando a liberação da pista ao tráfego imediatamente após a execução.
Benefícios
Por ter uma grande tradição em pavimentos rígidos, basicamente todos os projetos de pavimento rígido nos E.U.A., já trazem consigo a aplicação da técnica de Grinding Cepilhamento imediatamente após a execução do pavimento, com repetição a cada 10 anos, a fim de proporcionar e manter ao usuário, máxima segurança, dirigibilidade e conforto acústico.
Estatísticas
Especificamente sobre o item Segurança, estudos americanos comprovam que após a aplicação da técnica de Grinding ou Cepilhamento, há uma redução de acidentes em pista seca de 40% e em pista molhada de 57%.
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